segunda-feira, 20 de junho de 2011

Oi galera dos 1ºs anos!!!

Oi galera dos 1ºs anos!!!


  
“Você irá conhecer agora a história do visitante que acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor.”
Retrocesso
O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia
uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras,
números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. Uma comandava a sala,
tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem
com a sua presença dinâmica, a outra dava a impressão de estar esquecida ali, como uma
experiência errada.
O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A
máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos
cientificamente testados durante anos. Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo
que botões apertar.) — Fantástico! — comentou o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, sorrindo com satisfação. 
Foi quando uma das crianças, errando o botão, prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada
grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus
sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os
braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto
numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica. Passada a crise, a criança,
consolada e restabelecida, foi colocada no chão e retomou seu lugar entre as outras. A segunda
professora-robô voltou para o seu canto e se desligou enquanto a primeira voltou à vida e à aula.
— Fantástico! — repetiu o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, ainda mais satisfeito.
— Mas me diga uma coisa... — começou a dizer o visitante.
— Sim?
— Se entendi bem, o segundo robô só existe para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho
pedagógico, enquanto o primeiro faz a parte técnica.
— Exatamente.
— Não seria mais prático — sugeriu o visitante — reunir as duas funções num mesmo robô?
Imediatamente o visitante viu que tinha dito uma bobagem. O técnico sorriu com condescendência.
— Isso — explicou — seria um retrocesso.
— Por quê?
— Estaríamos de volta ao ser humano.
E o técnico sacudiu a cabeça, desanimado. Decididamente, o visitante não entendia de futuro.
Luís Fernando Veríssimo. In Nova Escola. São Paulo. Abril, out. 1990. p. 19.
Explorando o texto:
Responda de acordo com o texto:
a. Quais as características das professoras descritas no texto?
b. Segundo o autor do texto, como seria a aula do futuro?
c. Na aula do futuro, como agiriam os alunos quando tivessem alguma dúvida?
d. O que aconteceu quando a criança machucou-se no teclado?
e. Na sua opinião, qual a razão de ter duas professoras-robô para atender aos alunos?
f. A professora de plástico e fibra de vidro satisfazia que tipo de necessidade das crianças? Por quê?
g. Qual era a função da professora acolchoada?
h. Na sua opinião, por que seria um retrocesso reunir todas as funções da professora numa máquina
apenas?
1. Na sua opinião, a professora-robô é diferente das professoras que você conhece? Por quê? 

33 comentários:

  1. geovane 8 Luciano 17 7º B
    respostas a:uma professora-robô, mas duas. A única diferença bentre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras, b: uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A
    máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos
    cientificamente testados durante anos.c:

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  2. mayara n 18 7 ano
    resposta

    2-uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro.

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  3. camila e silvia 7ano b1 de setembro de 2011 às 11:03

    .D: Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente

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  4. tatiele n;23 juliana n;14 a]plastico,fibra de vidro fora claro a tela do seu visor

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  5. Wesley 24 Gilmnar 09
    A: aula do futuro, não havia
    uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidr

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  6. bruno n°3.lis michael n°16.a]Graduado em Letras/Inglês pela UFMS - cursando especialização em mídias na educação pela UFMS. "Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo." (Paulo Freire)

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  7. A: A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro

    B: em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A
    máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicosjá nascerão sabendo
    que botões apertar.) — Fantástico! — comentou o visitante.
    — Não é? — concordou o técnico, sorrindo com satisfação

    C:

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  8. A: A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras,.

    B: em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A
    máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos
    c:

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  9. a)era feita totalmente de plastico e fibra de vidro_fora claro a tela de seu visor e seu conponentes eletricos_ea, outra era acolchoada
    b)

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  10. a; A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada.
    b;Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
    segundos, a reformulasse, para melhor compreensão.
    c;Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
    robô acendeu-se automaticamente
    d;Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente

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  11. a: A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada.
    b:O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor.
    C: Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
    segundos, a reformulasse, para melhor compreensão.
    D:Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
    robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os
    braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto
    numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica.
    E:UMA PARA DAR AULA E A OUTRA PARA CUIDAR DAS CRIANCAS

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  12. Wellington 15 8º B

    Respostas
    A: uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acoCHOADA.

    B: O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor.

    C: Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
    segundos, a reformulasse, para melhor compreensão.

    D: prendeu o dedo no teclado da professora-robô.
    E;

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  13. Edinelson 07 8º B

    Respostas:
    A:

    uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada.

    B: O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor



    C: Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos



    D:prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada
    grave.

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  14. A;A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras,

    B: O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito.

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  15. A:A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada.
    b:O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito.
    c: Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
    segundos, a reformulasse, para melhor compreensão.
    d: O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
    infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
    robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os
    braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto
    numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica
    e:

    ResponderExcluir
  16. A:. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras.

    B: Uma comandava a sala,
    tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem
    com a sua presença dinâmica
    c;Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
    segundos, a reformulasse, para melhor compreensão.
    d;

    ResponderExcluir
  17. jhonata 8 B R:A:uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada. B:segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo
    que botões apertar.

    C: A
    máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos
    cientificamente testados durante anos. Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam

    D: O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
    infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente

    E:

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  18. CINTIA 8 b a:uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada
    b:O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito.
    c:segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo
    que botões apertar.) O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
    infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
    robô acendeu-se automaticamente
    d:

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  19. a.R:A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras.
    b.R:muito boa

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  20. douglas recheski 8 ano a6 de setembro de 2011 às 05:04

    A:O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professo

    B:A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos

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  21. maike maciel 8 ano ''A''6 de setembro de 2011 às 05:05

    A:O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia
    uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada.

    B:Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras,
    números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto.

    C:Uma comandava a sala,
    tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem
    com a sua presença dinâmica, a outra dava a impressão de estar esquecida ali, como uma
    experiência errada.

    D: Nada
    grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
    infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar.

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  22. Thamires Garcia 8°ano ''A'' n°206 de setembro de 2011 às 05:06

    A:A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de plástico e fibra de vidro.
    B:em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A
    máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos.
    C:Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam
    exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos
    segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo
    que botões apertar.)
    D:Nada de grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
    infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar.
    E:Para antender a todas as crianças, uma professora só pode não conseguir atender a todas as crianças sozinha necessita de ajuda.Era programada a atender todas as dúvidas dos alunos.
    F:tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem
    com a sua presença dinâmica.
    G:dava a impressão de estar esquecida ali, como uma
    experiência errada.
    H:Porque uma professora nos tempos de hoje não pode ser substituída por uma máquina, uma professora é quem nos ensina tudo desde que somos pequenas crianças até em uma facudade em que escolhemos pra seguirmos a carreira. Ser professor ou professora é um dom que poucos tem.(:

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  23. a-Uma delas era feita de lata e as outras comversavam de um geito diferente

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  24. thalia,micka,yolanda,8 ano6 de setembro de 2011 às 05:07

    A:Ela era fantástica,cuidadosa e carinhosa e criativa.
    b;

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  25. a diferença uma era feita de plastico fibra de vidro era claro, a tela do vissor e seus componentes eletronicos

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  26. a; Ela era especial intenligente e carinhosa
    espetacula .

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  27. a) uma era feita totalmente de prastico e de vibra de vidro fora claro a tela do seu visor eram e seus componentes eletrônicos.

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  28. Esthéfane n°8 e Gean Carlos n°23 8°ano''A''6 de setembro de 2011 às 05:13

    A]

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  29. ae
    a eqeuma comandava eaoutra ficava qieta nocanto enaotinha resposta

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  30. Janiele n°10 8°ano''A''6 de setembro de 2011 às 05:15

    A::uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada
    b:O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito.
    c:segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo
    que botões apertar.) O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
    infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus
    sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
    robô acendeu-se automaticamente

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  31. A: A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a
    outra era acolchoada

    B:uma aula como ela seria num futuro em que o computador
    tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito.

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  32. A: feita totalmente de
    plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos

    B: O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito

    C:apertava o botão para que o robô repetia oque tinha dito

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  33. falta questoes para responder nota 3,0

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