segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O grito (2º ano A

Bom dia!
Alunos do 2º ano A, no primeiro bimestre trabalharemos uma releitura do quadro "O grito". Assim sendo, façam uma leitura das imformações abaixo e deixem seus comentários.



O Grito (pintura)




O Grito

Artista
Ano
1893
Tipo
Localização
Galeria Nacional, Oslo
O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

O Grito de Munch
A fonte de inspiração d’O Grito pode ser encontrada na vida pessoal do próprio Munch, um homem educado por um pai controlador, que assistiu quando criança à morte da mãe e de uma irmã. Decidido a lutar pelo sonho de se dedicar à pintura, Munch cortou relações com o pai e integrou a cena artística de Oslo. A escolha não lhe trouxe a paz desejada, bem pelo contrário. Munch acabou por se envolver com uma mulher casada que só lhe trouxe mágoa e desespero e no início da década de 1890, Laura a sua irmã favorita, foi diagnosticada com doença bipolar e internada num asilo psiquiátrico. O seu estado de espírito está bem patente nas linhas que escreveu no seu diário:
Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.
Munch imortalizou esta impressão no quadro O Desespero, que representa um homem de cartola e meio de costas, inclinado sobre uma vedação num cenário em tudo semelhante à da sua experiência pessoal. Não contente com o resultado, Munch tentou uma nova composição, desta vez com uma figura mais andrógina, de frente para o observador e numa atitude menos contemplativa e mais desesperada. Tal como o seu percursor, esta primeira versão d’O Grito recebeu o nome de O Desespero. Segundo um trabalho de Robert Rosenblum (um especialista da obra do pintor), a fonte de inspiração para esta figura humana estilizada terá sido uma múmia peruana que Munch viu na exposição universal de Paris em 1887.
O quadro foi exposto pela primeira vez em 1903, como parte de um conjunto de seis peças, intitulado Amor. A ideia de Munch era representar as várias fases de um caso amoroso, desde o encantamento inicial a uma rotura traumática. O Grito representava a última etapa, envolta em sensações de angústia.
A recepção crítica foi duvidosa e o conjunto Amor foi classificado como arte demente (mais tarde, o regime nazi classificou Munch como artista degenerado e retirou toda a sua obra em exposição na Alemanha). Um crítico considerou o conjunto, e em particular O Grito, tão perturbador que aconselhou mulheres grávidas a evitar a exposição. A reacção do público, no entanto, foi a oposta e o quadro tornou-se em motivo de sensação. O nome O Grito surge pela primeira vez nas críticas e reportagens da época.
Munch acabou por pintar quatro versões d’O Grito, para substituir as cópias que ia vendendo. O original de 1893 (91x73.5 cm), numa técnica de óleo e pastel sobre cartão, encontra-se exposto na Galeria Nacional de Oslo. A segunda (83,5x66 cm), em têmpera sobre cartão, foi exibida no Munch Museum de Oslo até ao seu roubo em 2004. A terceira pertence ao mesmo museu e a quarta é propriedade de um particular. Para responder ao interesse do público, Munch realizou também uma litografia (1900) que permitiu a impressão do quadro em revistas e jornais.
Interpretação do quadro
Vemos ao fundo um céu de (cores quentes), em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo (onde o que interessa para o artista é a expressão de suas ideias e não um retrato da realidade). Vemos que a figura humana também está em cores frias, azul, como a cor da angústia e da dor, sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura, como se entortando com o berro, algo que reproduza as ondas sonoras. Quase tudo está torto, menos a ponte e as duas figuras que estão no canto esquerdo. Tudo que se abalou com o grito e com a cena presenciada está torto, quem não se abalou (supostamente seus amigos, como descrito acima) e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.
A dor do grito está presente não só na personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.
Os roubos
http://bits.wikimedia.org/skins-1.18/common/images/magnify-clip.png
"O Grito" sob elevada segurança, após roubos anteriores.
A 12 de Fevereiro de 1994, O Grito da Galeria Nacional de Oslo foi roubado em pleno dia, por um conjunto de ladrões que se deu ao trabalho de deixar uma mensagem que dizia: Obrigado pela falta de segurança. Três meses depois, os assaltantes enviaram um pedido de resgate ao governo norueguês, exigindo um resgate no valor de um milhão de dólares americanos. As entidades norueguesas recusaram a exigência e pouco depois, a 7 de Maio, o quadro foi recuperado numa ação conjunta da polícia local com a Scotland Yard.
A 22 de Agosto de 2004, a versão exposta no Munch Museum foi roubada num assalto à mão armada que levou também a Madonna do mesmo autor. O Museu ficou à espera de um pedido de resgate, que nunca chegou. Em Abril de 2005 foi preso um homem em ligação a este crime e surgiram rumores que os assaltantes tivessem queimado o quadro como forma de eliminar provas.
A polícia norueguesa anunciou ter reencontrado os quadros a 31 de Agosto de 2006.
Em Dezembro de 2006 os danos causados ao quadro, pelos ladrões, foram qualificados como "irreparáveis" por especialistas em pinturas do Museu Munch. As pequenas manchas produzidas pela humidade são vistas pelos peritos como um problema sem solução alguma, enquanto uma série de fendas e buracos causados por queimaduras de cigarros, exigem trabalhos de restauro extremamente complicados e difíceis. No entanto, os danos não terão repercussões para os visitantes do Museu Munch.

referências: wikipedia

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Artes no Renascimento

http://ellenpeliciari.arteblog.com.br/152706/ARTE-NO-RENASCIMENTO/

Funções da Arte - Estética e Crítica

http://ellenpeliciari.arteblog.com.br/126358/VAMOS-FALAR-DE-ARTE-ENSINO-MEDIO-DO-CSSG/

Conteúdos artes

http://ellenpeliciari.arteblog.com.br/126358/VAMOS-FALAR-DE-ARTE-ENSINO-MEDIO-DO-CSSG/

Conteúdos artes

http://ellenpeliciari.arteblog.com.br/126358/VAMOS-FALAR-DE-ARTE-ENSINO-MEDIO-DO-CSSG/

Referencial curricular da área de linguagens para o ensino médio

http://www.sed.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=1140

Referencial curricular da área de artes para o ensino médio

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/arte_em/capa_cbc.htm

Referencial curricular da área de humanas para o ensino médio - MS.

http://www.sed.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=1139

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Rios Navegáveis.

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Hidrovia de Rondônia.

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Desmatamento.

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Vegetação.

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Clima.

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Relevo.

Geografia de Rondônia - Pesquisa 3º ano A (Escola J.K.)

Boa  tarde! Alunos favor postarem em comentários o tema: Solo.