terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Colégio Século XXI- Língua Portuguesa 2015 - 8º ANO

Bom dia! Queridos alunos e alunas do 9º ano, esse será o nosso blog. Aqui desenvolveremos algumas atividades da nossa Língua Portuguesa. Sejam bem-vindos!!!


Aula 10/02/2014: Interpretação textual.



Inútil

Ultraje a Rigor

A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dente
Tem gringo pensando que nóis é indigente
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
A gente faz carro e não sabe guiar
A gente faz trilho e não tem trem pra botar
A gente faz filho e não consegue criar
A gente pede grana e não consegue pagar
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
A gente faz música e não consegue gravar
A gente escreve livro e não consegue publicar
A gente escreve peça e não consegue encenar
A gente joga bola e não consegue ganhar
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil
Inútil!
A gente somos inútil 
(fonte: http://letras.mus.br/ultraje-a-rigor/49189/)

Responda
1. No contexto da música qual é o significado do trecho " A gente somos inútil'?
2. No contexto da música qual é o significado do trecho "Tem gringo pensando que nóis é indigente".
3. No contexto da música qual é o significado do trecho "A gente joga bola e não sabe ganhar"?

4. Cite um trecho da música que tenha uso da linguagem oral.
5. Reescreva o trecho citado para o linguagem culta.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Colégio Século XXI- Língua Portuguesa 2015 - 9º ANO Tema para debate: água.

Bom dia! Queridos alunos e alunas do 9º ano, esse será o nosso blog. Aqui desenvolveremos algumas atividades da nossa Língua Portuguesa. Sejam bem-vindos!!!


Aula 06/02/2014: Interpretação textual.

Boneca de pano

 
Boneca
de pano
Gingando
Num cabaré
Poderia ser bonequinha
de louça
Tão moça
Mas não é

Um dia alguém a chamou de boneca
E ela sendo mulher
Acreditou
O tempo foi se passando
E ela se desmanchando
E hoje quem olha pra ela
Não diz quem é
Em vez de boneca de louça
Hoje é boneca de pano
Em um sombrio cabaré

Boneca
Composição de Assis Valente - Gravadora Continetal


 


  



1- LEIA O TEXTO ACIMA E ASSINALE A RESPOSTA CERTA COM UM “X”:
a-  Este poema de Assis Valente tem como referência a mulher. Nos versos ela é citada como
(___) adolescente
(___) velha
(___) boneca
(___) criança
b- A característica que se refere à boneca de pano é
(___) desvalorizada
(___) rica
(___) moça de família
(___) moça orgulhosa
d- O autor do texto deixou transparecer seu pensamento sobre a mulher no verso: “E ela sendo mulher acreditou”. Para ele:
(___) As mulheres são muito sensíveis
(___) Nenhuma mulher presta
(___) É fácil para um homem enganar uma mulher
(___) A mulher é inteligente demais para ser enganada


e-  No poema, a expressão “boneca de louça” significa que a mulher:
(___) é valorizada
(___) tem má fama
(___) é muito pobre
(___) é desprezada
f-  Dois tempos se opõem no poema: o passado e o presente. Releia o texto e numere as palavras escrevendo:
( 1 ) para idéia de passado
( 2 ) para idéia de presente
(___) velha 
(___) é
(___) conservada 
(___) um dia
(___) hoje 
(___) jovem
(___) usada 
(___) foi
g-“O tempo foi se passando e ela se desmanchando” isto prova que a mulher
(___) Foi ficando cada vez mais magra
(___) Foi adoecendo gravemente
(___) Foi envelhecendo e perdendo a beleza
(___) Passou a se vestir com roupas velhas e rasgadas

h. Como é caracterizada a  mulher na modernidade?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

i. Quais são os desafios da mulher contemporânea?
______________________________________________________________________________________________



Aula: 12/02/2015 Pesquisa sobre o tema: Água