Publiquem suas produções,aqui, no blog do professor.
sexta-feira, 27 de março de 2015
quinta-feira, 26 de março de 2015
Livro "Vidas Interrompidas" 3º E
1º momento (oral): Dê sua opinião sobre o livro. Ele aborda algo relevante.... Exponha para a turma seu ponto de vista.
2º momento (escrito): Registre sua opinião sobre a obra em questão, no blog do professor.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Pesquisa 1º D:texto narrativo (E.E.Vespasiano Martins)
Pesquisem e publiquem no blog.
Assunto: Texto Narrativo
Obs: Publiquem pelo menos um exemplo de texto narrativo.
quinta-feira, 19 de março de 2015
Narração (E. E. Vespasiano Martins)
A
narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são
extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um
fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre
um começo um meio e um fim. São requisitos
básicos para que a narração esteja completa.
Sendo assim, começaremos por expor os
elementos que formam a estrutura da narrativa:
TEMPO:
O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo
cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo
psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram,
mas não se consegue distingui-lo.
ESPAÇO: O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido
logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e
imaginá-la com maior facilidade.
ENREDO: É o fato em si. Aquilo que ocorreu e que está sendo
narrado. Deve ter um começo, um meio e um fim.
PERSONAGENS: São os indivíduos que participaram do
acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo
principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de
personagens centrais ou principais (protagonistas).
NARRADOR: É quem conta o fato. Pode ser em primeira pessoa,
o qual por participar da história é chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual não participa dos
fatos, e é denominado narrador-observador.
INTRODUÇÃO: Na introdução devem conter informações já citadas acima, como o tempo, o espaço, o enredo
e as personagens.
TRAMA:
Nessa fase você vai relatar o fato propriamente dito, acrescentando somente os
detalhes relevantes para a boa compreensão da narrativa. A montagem desses
fatos deve levar a um mistério, que se desvendará no clímax.
CLÍMAX: O clímax é o momento chave da narrativa, deve ser
um trecho dinâmico e emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao
desenlace.
DESENLACE: O desenlace é a conclusão da narração, onde tudo
que ficou pendente durante o desenvolvimento do texto é explicado, e o
“quebra-cabeça”, que deve ser a história, é montado.
Alguns exemplos
O dia que virou um
dia.
Os primeiros raios de sol, brandos como um leve toque, anunciam um novo
dia de uma preguiçosa segunda-feira. Maria acorda, ingere algum pão e café,
despede-se da família e se põe a caminhar em direção ao ponto de ônibus. Não
tão longe dela, José executa as mesmas ações, porém, não se sabe se desperdiçou
os mesmos momentos de adeus.
Maria cumpre mais uma jornada de trabalho e, cansada, roga a volta a
casa. Entra então, em um lotação, cujos passageiros a rotina á a fez conhecer.
José, bandido inveterado, passa o mesmo dia a caminhar, tramar e agir. Todavia,
finda-se a data para ele também e, não estando satisfeito com as finanças
adquiridas, envolve-se em dantescos pensamentos.
Vem lá o transporte com Maria. O mesmo é avistado pelo marginal, que
logo conclui seu plano iminente de execução. E o faz. O aceno com a mão indica
ao motorista que pare o veículo e o deixe entrar. As vistas de Maria mudam
imediatamente de direção e cruzam-se com as de José. Este segue, como quem mede
os passos, ao encontro daquela. Fita-lhe mais uma vez os olhos e estende-lhe os
braços. Aquelas magras mãos tocam a moça e, brutalmente, puxam-na para o mais
perto de si: tem uma refém.
José anunciou o assalto e obrigou o condutor a parar o cano. Endiabrado,
mostra a sua arma e faz com que Maria a sinta na nuca. O tumulto chama, com
brevidade, a atenção do povo e, consequentemente a da polícia. E nesta hora que
começam algumas negociações. Com prontidão chega a imprensa, que transforma
José em o José. bem como Maria em a Maria.
Passadas já muitas horas, o bandido põe em prática um novo plano: tentar
sair do ônibus com a sua refém. Ouve-se um tiro, que atinge Maria. Vendo que
iria ser baleado, José dispara mais três tiros de sua arma, que ferem
mortalmente as costas da moça. O criminoso é dominado e posto na viatura, onde sorrateiramente
morre. A defunta vira manchete, heroína. Passa-se uma semana e aquela foi
apenas mais uma segunda-feira em uma grande metrópole.
Diógenes Darce C. de Lima
Além do espelho,
lembranças!
Um dia, quando encerrava meu trabalho, fixei a atenção em um simples
objeto dc minha sala. Caminhei, paulatinamente, ao seu encontro e, à medida que
me aproximava, sentia meu ego explodir em sensações indescritíveis.
Ali, diante dele, parei. Meu reflexo testemunhava as marcas do passado e
trazia, à tona, as lembranças da infância e da adolescência. As imagens, agora,
misturavam-se, comprometendo minha lucidez. Senti meu corpo flutuar e minha
visão apagar-se, de forma que eu me concentrava em recordações, apenas.
Assim, momentos depois, revia meus irmãos e vizinhos correndo em volta
da mesa, mamãe fazendo o jantar, papai lendo o jornal, os cães brincando no
jardim e, também, meus amigos de colégio, antigos casos amorosos.
Recuperei o bom senso, por um instante, mas não durou mais que isso,
pois, novamente, brotam outros pensamentos: o nascimento dos filhos e a
ascensão profissional.
Minutos depois, tudo acabara. Diante de mim havia só um espelho, cujo
reflexo já não era de um cenário fantasioso de minha mente.
Luana Stephanie de Medeiros
Uma lição de vida
Lembro-me de uma manhã em que descobri um casulo na casca de uma árvore,
no momento em que a borboleta rompia o invólucro e se preparava para sair.
Esperei algum tempo, mas estava demorando muito e eu tinha pressa.
Irritado e impaciente, curvei-me e comecei a esquentá-lo com o meu
hálito. E o milagre começou a acontecer diante de mim num ritmo mais rápido que
o natural. O invólucro se abriu e a borboleta saiu, arrastando-se. Nunca hei de
esquecer o horror que senti: suas asas ainda não estavam abertas e todo o seu corpinho
tremia, no esforço para desdobrá-las.
Curvado por cima dela, eu a ajudava com o meu hálito. Em vão. Era
necessária urna paciente manutenção e o desenrolar das asas devia ser feito
lentamente ao sol. Agora era tarde demais. Meu sopro obrigava a borboleta a se
mostrar, antes do tempo, toda amarrotada. Ela se agitou desesperada e, alguns
segundos depois, morreu na palma de minha mão.
Acho que aquele pequeno cadáver é o peso maior que tenho na consciência.
Hoje, entendo bem isso: é um pecado mortal forçar as grandes leis.
Não devemos nos apressar, nem ficar impacientes, mas seguir confiantes o
ritmo eterno.
Nikos Kazantzakis
Tarefa para casa
Crie uma narrativa na qual esse trecho seja inserido coerentemente.
Quando a criatura
encantada lhe disse que ele teria direito a apenas um único desejo, ele, muito
esperto, soube instantaneamente o que pediria.
— Se é assim, quero
ter o dom de poder realizar todos os meus desejos, bastando para isso apontar
apenas o meu dedo.
— Que assim seja,
mestre! — disse a criatura com um sorriso irônico.
quarta-feira, 18 de março de 2015
Pesquisa 1º A (E.E.Vespasiano Martins)
Pesquisem e publiquem no blog.
Assunto: Texto Narrativo
Obs: Postem a teoria sobre o texto narrativo e pelo menos um exemplo.
Preparem-se para apresentação na próxima aula.
Assunto: Texto Narrativo
Obs: Postem a teoria sobre o texto narrativo e pelo menos um exemplo.
Preparem-se para apresentação na próxima aula.
segunda-feira, 16 de março de 2015
Trabalho de Português 3º E (E. E. Vespasiano Martins)
Bom dia! O trabalho de Português acontecerá em quatro aulas e valerá de 0 a DEZ pontos.
Observação: atividade em grupo com até 3 alunos.
Cronograma:
1ª aula : Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 4,0;
4ª aula: Apresentar seus quadrinhos para a turma. Nota: 2,0.
LINK: http://www.toondoo.com/View.toon?param=8634387
https://www.youtube.com/watch?v=3A2vVnWUVUQ
Observação: atividade em grupo com até 3 alunos.
Cronograma:
1ª aula : Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 4,0;
4ª aula: Apresentar seus quadrinhos para a turma. Nota: 2,0.
https://www.youtube.com/watch?v=3A2vVnWUVUQ
Trabalho de Português - 2º C (E. E. Vespasiano Martins)
Bom dia! O trabalho de Português acontecerá em quatro aulas e valerá de 0 a DEZ pontos.
Observação: atividade em grupo com até 3 alunos.
Cronograma:
1ª aula : Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 4,0;
Observação: atividade em grupo com até 3 alunos.
Cronograma:
1ª aula : Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 4,0;
4ª aula: Apresentar seus quadrinhos para a turma. Nota: 2,0.
Trabalho de Português - 2º A (E. E. Vespasiano Martins)
Bom dia! O trabalho de Português acontecerá em quatro aulas e valerá de 0 a DEZ pontos.
Observação: atividade em grupo com até 3 alunos.
Cronograma:
1ª aula : Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 4,0;
Observação: atividade em grupo com até 3 alunos.
Cronograma:
1ª aula : Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 4,0;
4ª aula: Apresentar seus quadrinhos para a turma. Nota: 2,0.
Projeto Libras - 2º E (E. E. Vespasiano Martins)
Bom dia! Organizem-se em grupos com até 4 alunos de façam uma pesquisa sobre o tema Libras, após sua pesquisa publiquem os resultados no blog do professor Rone.
Sugestões de tópicos: Lei da Libras; aluno surdo;origem da Libras; CAS ...
Observação: Vocês estão livres para escolher outros tópicos dentro do tema proposto.
Cronograma:
1ª aula: Pesquisa na internet e publicação no blog do professor;
2ª aula: apresentações das pesquisas;
3ª aula: produção do material para divulgação na escola.
Vamos desenvolver a 1ª aula!!!
Pesquisa do professor
Alfabeto em Libras: https://naoverbal.files.wordpress.com/2011/11/alfabeto-de-libras-como-aprender.jpg
Sugestões de tópicos: Lei da Libras; aluno surdo;origem da Libras; CAS ...
Observação: Vocês estão livres para escolher outros tópicos dentro do tema proposto.
Cronograma:
1ª aula: Pesquisa na internet e publicação no blog do professor;
2ª aula: apresentações das pesquisas;
3ª aula: produção do material para divulgação na escola.
Vamos desenvolver a 1ª aula!!!
Pesquisa do professor
Alfabeto em Libras: https://naoverbal.files.wordpress.com/2011/11/alfabeto-de-libras-como-aprender.jpg
Coerência e coesão - 1º D (E. E. Vespasiano Martins)
Teoria
Coesão e coerência textual
Quando falamos em COERÊNCIA textual,
falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos
estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso,
porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:
“As ruas estão molhadas porque
não choveu”
Há elementos coesivos no texto acima, como a
conjunção, a sequência lógica dos verbos, enfim, do ponto de vista da COESÃO, o
texto não tem nenhum problema. Contudo, ao ler o que diz o texto,
percebemos facilmente que há uma incoerência, pois se as ruas
estão molhadas, é porque alguém molhou, ou a chuva, ou
algum outro evento. Não ter chovido não é o motivo de as ruas
estarem molhadas. O texto está incoerente.
Coesão textual
. Provém da forma como as
relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim,
a coesão de um texto é verificada mediante a análise de seus mecanismos
lexicais e gramaticais de construção.
Exemplos:
"Os corvos ficaram à
espreita."
As aves aguardaram o momento de
se lançarem sobre os animais mortos."
"Gosto muito de doce. Cocada,
então, eu adoro."
"– Aonde você foi ontem? –
À casa de Paulo. – Sozinha? – Não, com amigos."
Os elementos de coesão também
proporcionam ao texto a progressão do fluxo informacional, para levar adiante o
discurso.
Exemplos:
"Primeiro vi a moto,
depois o ônibus."
"Embora tenha estudado
muito, não passou."
Coesão anafórica (para
trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa e os demais pronomes; também por numerais,
advérbios e artigos.
Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores
de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.
Explicação: O termo disso retoma o predicado são
fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro;
aquele , o
termo André; o faz, o predicado briga
com quem torce para o outro time - são anafóricos.
Coesão catafórica (para a frente) realiza-se
preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou
de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de
advérbios e de numerais. Exemplos:
Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e
passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Explicação: O
pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o
professor - são catafóricos.
Exercícios
Texto base
Falar em direitos humanos pressupõe localizar a realidade que os faz emergir no contexto
sócio-político e histórico-estrutural do processo contraditório de criação das
sociedades. Implica,
em suma, desvendar, a cada momento deste
processo, o que venha a resultar como direitos novos até então escondidos sob a lógica
perversa de regimes políticos, sociais e econômicos, injustos e comprometedores
da liberdade humana.
Este ponto de vista referencial
determina a dimensão do problema dos direitos humanos na América Latina.
Neste contexto, a fiel abordagem acerca das
condições presentes e dos caminhos futuros dos direitos humanos passa, necessariamente,
pela reflexão em torno das relações econômicas internacionais entre países
periféricos e países centrais.
As desarticulações que desta
situação resultam não chegam
a modificar a base estrutural destas relações: a extrema dependência a que estão submetidos os países
periféricos, tanto no que concerne ao agravamento
das condições de trabalho e de vida (degradação
dos salários e dos benefícios sociais), quanto nadependência tecnológica,
cultural e ideológica.
(Núcleo de estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB in: Introdução Crítica ao Direito, com adaptações)
01. Assinale a opção em que, no texto, a expressão que antecede
a barra não retoma a ideia da segunda expressão que sucede a barra.
a) "realidade" (l.2) / " contexto sócio-político
e histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)
b) "deste processo" (l.6) / " Processo
contraditório de criação das sociedades" (l.3 e 4)
c) "Este ponto de vista referencial" (l.11) /
"ideias expressas no primeiro parágrafo.
d) "Neste contexto" (l.14) / discussão sobre os
direitos humanos na América Latina.
e) "desta situação" (l.20) / relações econômicas
internacionais entre países periféricos e países centrais.
domingo, 15 de março de 2015
Trabalho de Português - 2º D (E. E. Vespasiano Martins)
Bom dia! O trabalho de Português acontecerá em três aulas e valerá de 0 a DEZ pontos.
Observação: atividade em grupo com 4 alunos.
Cronograma:
1ª aula (16/03/2015): Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: (19/03/2015): Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: ( 27/03/2015): Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 6,0.
Observação: atividade em grupo com 4 alunos.
Cronograma:
1ª aula (16/03/2015): Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: (19/03/2015): Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: ( 27/03/2015): Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 6,0.
Trabalho de Português: 2ºB (E. E. Vespasiano Martins)
Bom dia! O trabalho de Português acontecerá em três aulas e valerá de 0 a DEZ pontos.
Observação: atividade em grupo com 4 alunos.
Cronograma:
1ª aula (16/03/2015): Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: (19/03/2015): Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: ( 27/03/2015): Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 6,0.
Vamos começar a elaboração do trabalho!!!
Hoje, façam a 1ª aula!
Quadrinhos prontos:
http://www.toondoo.com/cartoon/8687372
http://www.toondoo.com/cartoon/8669593
http://www.toondoo.com/cartoon/8684888
http://www.toondoo.com/cartoon/8669582
http://www.toondoo.com/cartoon/8687164
http://www.toondoo.com/cartoon/8669598
http://www.toondoo.com/cartoon/8669594
Observação: atividade em grupo com 4 alunos.
Cronograma:
1ª aula (16/03/2015): Pesquisar sobre o tema "VAMPIROS" e publicar no blog do professor. Nota: 2,0;
2ª aula: (19/03/2015): Leituras das pesquisas. Nota: 2,0;
3ª aula: ( 27/03/2015): Reescrever a lenda do Conde Drácula em forma de quadrinhos. Nota: 6,0.
Vamos começar a elaboração do trabalho!!!
Hoje, façam a 1ª aula!
Quadrinhos prontos:
http://www.toondoo.com/cartoon/8687372
http://www.toondoo.com/cartoon/8669593
http://www.toondoo.com/cartoon/8684888
http://www.toondoo.com/cartoon/8669582
http://www.toondoo.com/cartoon/8687164
http://www.toondoo.com/cartoon/8669598
http://www.toondoo.com/cartoon/8669594
quarta-feira, 11 de março de 2015
Intertextualidade
Intertextualidade
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente.
Tipos
de intertextualidade
·
Epígrafe - é um pequeno trecho de outra obra, ou mesmo um título, que apresenta
outra criação, guardando com ela alguma relação mais ou menos oculta.
·
Citação - é uma transcrição do texto alheio,
marcada por aspas e geralmente com o nome do autor deste. A Citação é um
fragmento transcrito de outro autor, inserido no texto entre aspas.
·
Paráfrase - o autor recria,
com seus próprios recursos,um texto já existente,"relembrando" a
mensagem original ao interlocutor.
·
Paródia - é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo
retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela muitas vezes perverte
o texto anterior, visando a crítica de forma irônica.
·
Pastiche - é definido como obra literária ou
artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores,
músicos, etc.
·
Tradução - a tradução é a
adequação de um texto em outra língua, a língua nativa do país. Por exemplo, um
livro em turco é traduzido para o português.
Texto Original – Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
[...]
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
[...]
Paráfrase
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
Atividade (2,0)
Escreva uma paródia tendo por base o poema de Sete Faces de Drummond (1930)
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