quinta-feira, 30 de junho de 2016

Interpretação textual: Filme Tainá (8º B)

Objetivos:
Conhecer e refletir sobre a cultura indígena;
Conhecer e refletir sobre a diversidade cultural no Brasil;
Discutir os vários modos de ser criança no Brasil;
Refletir sobre o consumo consciente.

Responda
1. As personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformam durante o filme? Justifique.
2. O que a personagem Laurinha a´rendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena?
3. As brincadeiras das crianças indígenas são muito  diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Justifique.
4. Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? Pesquise  e responda.
5. Como consumimos?
6. Como se dá a transformação de Laurinha quando ela resolve abrir   mão de seus objetos pessoais e até de sua boneca para carregar junto de sí Jujuba (a oncinha)?
7. O filme evoca brincadeiras infantis semelhantes e também práticas diversas das crianças da cidade e da floresta. Vale levantar como as crianças imaginavam?passavam a ver as crianças indígenas ( a partir da relação entre Laurinha e Tainá). O uso das tecnologias no contexto da mata também pode ser objeto de discussão: é possível ser criança, valer-se das novas tecnologias e brincar bastante ao mesmo tempo? Como pode ser o uso das tecnologias neste contexto? Escreva um texto falando disso.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

AUTOAVALIAÇÃO DE LITERATURA 1º C (2º BIMESTRE)

          Responda este questionário com bastante sinceridade. Não há necessidade de mentir a nós mesmos!

Responda comSIM,  NÃO,  ÀS VEZES.

1. Participo das aulas com perguntas e comentários?

2. Organizo-me com facilidade para execução das tarefas solicitadas?

3. Participo dos trabalhos em grupo, contribuindo com materiais e idéias?

4. Interpreto com segurança o que está sendo solicitado nas atividades?

5. Sou organizado com os meus materiais escolares?

6. Respeito às opiniões dos colegas?

7. Apresento minhas opiniões com clareza para os colegas e para o professor?

8. Participo e respondo com clareza as atividades orais?

9. Ajudo meus colegas na realização das atividades?

10. Registro no caderno as informações transmitidas e solicitadas pelo professor?

11. Faço as tarefas solicitadas para serem realizadas em casa?

12. Leio e interpreto com clareza textos solicitados pelo professor?

As próximas perguntas são dissertativas.

13. Em qual tarefa senti mais dificuldade?

14. O que fiz para superar essa dificuldade?

15. O que posso fazer para melhorar?

Em virtude dos fatos mencionados, atribuo-me a seguinte nota, para o 2º bimestre, em Literatura:_______

AUTOAVALIAÇÃO DE LITERATURA 1º B (2º BIMESTRE)


          Responda este questionário com bastante sinceridade. Não há necessidade de mentir a nós mesmos!

Responda comSIM,  NÃO,  ÀS VEZES.

1. Participo das aulas com perguntas e comentários?

2. Organizo-me com facilidade para execução das tarefas solicitadas?

3. Participo dos trabalhos em grupo, contribuindo com materiais e idéias?

4. Interpreto com segurança o que está sendo solicitado nas atividades?

5. Sou organizado com os meus materiais escolares?

6. Respeito às opiniões dos colegas?

7. Apresento minhas opiniões com clareza para os colegas e para o professor?

8. Participo e respondo com clareza as atividades orais?

9. Ajudo meus colegas na realização das atividades?

10. Registro no caderno as informações transmitidas e solicitadas pelo professor?

11. Faço as tarefas solicitadas para serem realizadas em casa?

12. Leio e interpreto com clareza textos solicitados pelo professor?

As próximas perguntas são dissertativas.

13. Em qual tarefa senti mais dificuldade?

14. O que fiz para superar essa dificuldade?

15. O que posso fazer para melhorar?

Em virtude dos fatos mencionados, atribuo-me a seguinte nota, para o 2º bimestre, em Literatura:_______

AUTOAVALIAÇÃO DE LITERATURA 1º A (2º BIMESTRE)

          Responda este questionário com bastante sinceridade. Não há necessidade de mentir a nós mesmos!

Responda com: SIM,  NÃO,  ÀS VEZES.

1. Participo das aulas com perguntas e comentários?

2. Organizo-me com facilidade para execução das tarefas solicitadas?

3. Participo dos trabalhos em grupo, contribuindo com materiais e idéias?

4. Interpreto com segurança o que está sendo solicitado nas atividades?

5. Sou organizado com os meus materiais escolares?

6. Respeito às opiniões dos colegas?

7. Apresento minhas opiniões com clareza para os colegas e para o professor?

8. Participo e respondo com clareza as atividades orais?

9. Ajudo meus colegas na realização das atividades?

10. Registro no caderno as informações transmitidas e solicitadas pelo professor?

11. Faço as tarefas solicitadas para serem realizadas em casa?

12. Leio e interpreto com clareza textos solicitados pelo professor?

As próximas perguntas são dissertativas.

13. Em qual tarefa senti mais dificuldade?

14. O que fiz para superar essa dificuldade?

15. O que posso fazer para melhorar?

Em virtude dos fatos mencionados, atribuo-me a seguinte nota, para o 2º bimestre, em Literatura:_______


Hermanoteu na terra de Ceará - 3º E LPII

Queridos alunos, escrevam um texto argumentativo sobre a peça Hermanoteu na terra de Ceará, escrita e produzida pelos alunos do  1ª ano B. A atividade será considerada como participativa e ajudará na composição das notas da LPIe LP2.

Mínimo de 10 linhas e máximo de 15.
Pode ser em duplas ou trios!

HERMANOTEU NA TERRA DE CEARÁ: https://www.youtube.com/watch?v=BYiYfryCfak

quinta-feira, 9 de junho de 2016

6º ano B (Vídeos sobre o Bullying)

Boa tarde, alunos!

Atividade participativa
Vocês acabaram de assistir 4 vídeos sobre o tema Bullying. Agora é a hora da sua participação, escolha o vídeo que mais gostou e escreva um texto justificando sua escolha. Mínimo de 5 linhas.

OBS: Postem seu texto em comentários e não esqueça que terá feito a atividade somente quando aparecer seu nome. Boa atividade, Prof. Rone.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Experiência de Leitura 1ª C ( O Auto da barca do inferno)



Escreva neste espaço sua experiência de leitura, ao ler a obra O auto da barca do inferno de Gil Vicente. Mínimo de linhas 15.
Atividade individual
Nota: 2,5

Dicas: 
Você pode relatar: o que você aprendeu, fez você pensar, ajudou na construção de um um leitor literário, a importância da obra, etc...
Caso não leu, também, justifique o motivo.
Boa atividade.

Experiência de Leitura 1ª B ( O Auto da barca do inferno)

Escreva neste espaço sua experiência de leitura, ao ler a obra O auto da barca do inferno de Gil Vicente. Mínimo de linhas 15.
Atividade individual
Nota: 2,5

Dicas: 
Você pode relatar: o que você aprendeu, fez você pensar, ajudou na construção de um um leitor literário, a importância da obra, etc...
Caso não leu, também, justifique o motivo.

Boa atividade.

Experiência de Leitura 1ª A (O auto da barca do inferno)

Escreva neste espaço sua experiência de leitura, ao ler a obra O auto da barca do inferno de Gil Vicente. Mínimo de linhas 15.
Atividade individual
Nota: 2,5

Dicas: 
Você pode relatar: o que você aprendeu, fez você pensar, ajudou na construção de um um leitor literário, a importância da obra, etc...
Caso não leu, também, justifique o motivo.
Boa atividade.